Quem são os bárbaros?
A companhia mexicana Teatro de Ciertos Habitantes surpreendeu o público que foi à abertura do MIRADA com um espetáculo que viaja por três séculos na história dos castrati, cantores líricos que sofriam mutilação no sexo ainda crianças para que suas laringes não se desenvolvessem.
“De Monstruos y Prodigios – La História de los Castrati” – que será reapresentado hoje (confira serviço abaixo) – repassa também outros mitos e a história do próprio teatro. A narração é feita um centauro e por gêmeos siameses, que revelam os absurdos e barbáries cometidos por sociedades ditas civilizadas e mostram que a evolução da espécie humana nem sempre significa evolução cultural.
Entre outras surpresas, o espetáculo leva um cavalo de verdade à cena e proporciona momentos belíssimos quando Javier Medina – que interpreta um castrati – canta com voz de registro soprano (leia post anterior) e momentos de comédia rasgada, muitas vezes com os atores “quebrando” a chamada quarta parede entre palco e plateia.
“Tenho vontade de ver todos os espetáculos, de preferência os da língua espanhola. Achei o espetáculo (‘De Monstruos…’) dramático, mas ao mesmo tempo divertido. O trabalho de ator é fantástico”, comentou a atriz Cícera Carmo (foto acima)
“Em termos de artes cênicas, foi diferente de tudo o que eu vi. O Festival começou muito bem e vou acompanhar o máximo de espetáculos que eu puder”, disse a contadora Marta Melo, ao lado da filha.
:: serviço
dia 3 de setembro
sexta | 21h30 • Teatro Sesc Santos
duração: 1h45
classificação indicativa: 16 anos
legenda em português
Deixe um comentário!