Home » espaços

espaços

mapa de Santos / locais das apresentações


SESC Santos
Tel.: 13 3278.9800
Rua Conselheiro Ribas, 136 Aparecida

O SESC Santos, situado na Rua Conselheiro Ribas, 136, no bairro da Aparecida, foi inaugurado em 22 de novembro de 1986. Assinaram o projeto da obra os arquitetos Marc Rubin e Alberto Botti (Rubin & Botti Arquitetos Associados). É a maior unidade urbana do SESC no estado de São Paulo, com 34.251 m² de área construída. O prédio é destinado ao lazer, esporte, saúde e cultura.
} Área de Convivência / Auditório / Fosso do teatro / Ginásio / Teatro

Casa da Frontaria Azulejada
Tel: 13 3219.2283
Rua do Comércio, 92 – Centro
site
Construída em 1865 pelo comendador Manoel Joaquim Ferreira Netto, um bem sucedido comerciante de café. Em estilo neoclássico, esta casa especial tem como característica marcante os azulejos azuis e amarelos portugueses em alto relevo confeccionados a mão. Na época a aplicação dos azulejos tinha a finalidade de assegurar a vedação eficiente da parte frontal do imóvel e evitar muitas pinturas. Pedras, óleo de baleia, saibro, pisos e forros de madeira também fizeram parte da construção. Desde que foi erguida a Casa da Frontaria Azulejada serviu como hotel, escritório e estoque de materiais como entulho, adubo e fertilizantes.

Teatro Coliseu
Tel.: 13 4062.0016
Rua Amador Bueno, 237 – Centro

Depois de ter sua estrutura tombada em 1989, após quase uma década de desuso, ganhou uma reforma em 2006 conforme o Programa de Restauração do Centro Histórico desenvolvido pela Prefeitura de Santos. Com capacidade para 1050 pessoas, tem sua platéia em forma de ferradura possibilitando assim a visão de todos os detalhes dos espetáculos. Após ser adquirido pela Cia. Coliseu Santista, foi palco de grandes movimentações políticas como uma conferência de Ruy Barbosa.

Teatro Guarany
Tel.: 13 3219.3828
Praça dos Andradas, 100 – Centro

Teatro localizado no Centro Histórico, em frente à Praça dos Andradas, o Guarany foi uma das primeiras casas de espetáculos da Cidade. Construído pelos empresários do café em 1882, o imóvel teve seu auge no início da década de 1920, quando chegou a receber atrações internacionais e contava com capacidade para 1.200 pessoas. Foi restaurado em 2008 sem mudar sua estrutura física externa, contando agora com uma platéia de 280 lugares, café, salas de aula e totalmente adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Boulevard da Rua XV de Novembro
Rua XV de Novembro – Centro
Com quase 120 anos, a via é considerada uma das mais tradicionais da cidade, tendo o seu maior destaque na década de 1920, época áurea do café. O local abriga a Bolsa do Café, onde se regularizavam as operações dos grãos de todo o mundo. Em 2002, a reurbanização da rua resgatou a temática do café e o clima daquele tempo. A via ganhou calçadas, cerca de 1.698 m2 de paralelepípedos tomaram o lugar do asfalto, além dos postes de iluminação que foram substituídos por modelos do início do século XX.

Fonte do Sapo } Praia da Aparecida
Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Aparecida
A Fonte do Sapo, uma das mais apreciadas pelas crianças que utilizam o entorno para brincar, localizada nas proximidades do Canal 5. Além dos jatos d’água atingindo até oito metros de altura, o chafariz é decorado com quatro sapos, tornando-a ainda mais peculiar.

Praça da Paz Universal
Rua Waldemar Noschese, s/nº – Zona Noroeste
A maior praça da Zona Noroeste, com 22 mil m², recebeu há cerca de um ano uma reforma em duas de suas quadras poliesportivas. A praça conta ainda com mais uma quadra e um mini campo de areia. Localizada num bairro que vem crescendo ao longo dos anos, já foi palco de diversas apresentações musicais e do programa Rádio-Rap-Móvel, uma emissora de rádio instalada num veículo que percorre vários bairros da cidade.

Lagoa da Saudade
Avenida Prefeito Dr. Antônio Manoel de Carvalho – Morro da Nova Cintra
Casa do misterioso jacaré que muitos acreditavam ser lenda, a Lagoa as Saudade ganhou uma reestruturação em 2006. A infraestrutura mantida no Morro da Nova Cintra pela Prefeitura de Santos modernizou os quiosques para churrascos, o playground infantil e a rampa de skate. Além de ganhar pontes e uma plataforma para pescaria de carpas.

Galpão do Porto } Armazém VIIA
Av, Cândido Gafree, s/n – Paquetá
Localizada no porto de Santos, o Armazém VII A pertence a Concais S/A, uma empresa privada operadora e administradora do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, que ocupa área de 37.500 m2. A Concais venceu concorrência pública realizada pela Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, empresa do Governo Federal que atua como Autoridade Portuária de Santos. Possui diversos armazéns, cada um com uma função. O Armazém VII A foi sede inicial do Museu do Porto de Santos, abrigava na época de sua inauguração a Lavoura, uma velha locomotiva que foi a primeira a operar no Porto de Santos. Hoje o Galpão encontra-se desocupado e torna-se um espaço alternativo para a ocupação cênica.

Praça Luiz La Scala Júnior } Praça do Aquário
Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Ponta da Praia
Primeiro aquário público do Brasil, foi inaugurado em 1945 pelo então Presidente Getúlio Vargas. É o segundo parque mais visitado do estado, superado apenas pelo Zoológico de São Paulo. Em 2004 teve início uma importante reforma que triplicou sua área e criou novos e modernos espaços para os animais, Reaberto em janeiro de 2006, apresenta mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 4000 animais aquáticos ocupando seus 30 tanques.
site

Praça Mauá
Rua General Câmara, s/nº – Centro
Praça Visconde de Mauá é o centro nervoso da cidade. Nela estão localizados o Marco Distrital e as sedes do poder executivo e legislativo – o Paço Municipal. A Praça surgiu em 1801, como Largo da Misericórdia. Em 06 de outubro de 1887 recebeu o nome de Praça Mauá, como homenagem ao Visconde de Mauá, empresário gaúcho considerado o pai dos empreendedores brasileiros. O Palácio José Bonifácio é a terceira sede do poder. Construído em linhas clássicas, abriga a Prefeitura e a Câmara, tendo sido inaugurado em Janeiro de 1939, como parte das comemorações do aniversário da cidade.

Parque Municipal Roberto Mário Santini } Emissário
Avenida Presidente Wilson, s/nº – José Menino
Espaço público descoberto, situado no José Menino. O parque, com área de 42.766,10 m², foi construído sobre a plataforma terrestre do emissário submarino de Santos. O parque possui destinação adequada e criativa ao espaço, já integrado à orla e privilegiado por sua beleza natural. O local recebeu terraplanagem, instalação de estruturas, paisagismo e espaço para a prática de esportes, lazer e recreação. O projeto do parque é do arquiteto Ruy Ohtake.