Centro histórico
O esforço de dar uso às edificações do centro histórico de Santos será intensificado durante o MIRADA, que será realizado em dois antigos teatros municipais – o Guarany (nas fotos, antes e depois) e o Coliseu, que passaram por obras de restauro e estão sendo reinaugurados pela prefeitura – e na Casa da Frontaria Azulejada, que também passou por reformas e vai abrigar quatro espetáculos do Festival. Além destes, a mostra também ocupa o antigo Galpão da Estação Valongo. Fazer o MIRADA nesses espaços é uma contribuição para dinamizar a circulação no centro histórico de Santos.
impressionante, o antes e depois.
a cara do abandono é medonha, de arrepiar!
Reza a história que esse magnífico espaço já foi palco para abolicionistas que em determinado momento usavam metade da renda proveniente do teatro para comprar e alforriar escravos, reforçando a alcunha da cidade libertária.
Palavras de “Silva Jardim” no palco do teatro Guarany em 28 de julho de 1887 :
“Já causa piedade e asco ver que ainda tratamos disso. Uma única lei de emancipação resolveria: essa lei teria dois artigos: 1º – fica abolida a escravidão no Brasil; 2º – pedimos perdão ao mundo de não tê-lo feito há mais tempo”. (Silva Jardim-abolicionista)
Sarah Bernhardt, a famosa trágica francesa, exibiu-se em Santos. Foi em 20 de junho de 1886, um único espetáculo no Teatro Guarany, quando desempenhou o papel de Margarida Gautier no drama de Alexandre Dumas Filho – A Dama das Camélias.
Deixe um comentário!
Espetáculos por:
Twitter
Failed to update from Twitter!
Google Friend connect
Nuvem de Tag
Nacional
Uma Banda Pendurada, a Outra em Breve Cai
Internacional
Vitrinas para un Museo de la Memoria
han Evitado el Teatro Íntimo
Teatro de Rua
Uma Banda Pendurada, a Outra em Breve Cai
Infantil
posts mais comentados
festivais de teatro
serviços