Ocupação teatral
Tomara que a padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, não se incomode com a ocupação ibero-americana que o MIRADA vai promover durante o feriado prolongado – dia 8 de setembro é feriado municipal na cidade, quando se homenageia a santa. Afinal, os grupos estrangeiros que ocuparão vários espaços públicos de Santos vêm em missão de paz.
É que o primeiro milagre atribuído à santa teria ocorrido durante a ocupação da costa santista por piratas holandeses, em fevereiro de 1615. Enquanto os corsários tocavam fogo na então Vila de Santos, a maior parte dos habitantes se refugiou no Monte Serrat, onde fora construída a capela (foto) que guarda uma imagem de Nossa Senhora. Logo após a população rezar à Virgem pedindo proteção, o caminho por onde subiam os piratas desmoronou, soterrando a maioria.
A ocupação proposta pelo Festival tem por finalidade aproximar a produção teatral ibero-americana da cidade e das pessoas, provocando a curiosidade de todos! Serão 13 apresentações em sete espaços públicos, entre eles, a Praça da Paz Universal e o Emissário Submarino – parque construido recentemente na orla.
Ocupar, dar vida, ressignificar os espaços públicos através da arte. A cidade de Santos é um fértil palco para manifestações ao ar livre. Miremos um novo amanhã!
Deixe um comentário!