Nosso norte é o Sul
O que você sabe sobre seus vizinhos da América do Sul? Qual a situação dos jovens nestes países? Desde 2004, grupos de pesquisadores vêm lançando estas questões em seis países do continente – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – e revelam, assim como o MIRADA, que há muito mais semelhanças do que diferenças entre “nosotros”.
O objetivo? Coletar impressões de jovens e adultos sobre a juventude sul-americana e levantar as demandas sociais e as responsabilidades de jovens secundaristas e/ou ligados a movimentos de luta pelo direito da juventude e da sociedade, e ajudar na construção de novas perspectivas.
A terceira parte dessa investigação pioneira deu voz a 14 mil pessoas e ganhou o título de “Juventudes Sul-Americanas: diálogos para a construção da democracia regional”. Seus processos e resultados estão disponíveis no “Livro das Juventudes Sul-Americanas” (para download no www.ibase.com.br, link Pesquisas) e no site www.juventudesulamericana.org.br.
A pesquisa é coordenada pelo Ibase – instituto de pesquisa que tem, entre seus fundadores, o sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) – e pela Pólis, junto a parceiros.
Deixe um comentário!