Capital cultural
Para quem vive, trabalha ou, simplesmente, passeia em Santos, o dia 16 de agosto não será apenas mais uma data no calendário, mas o dia que marcará o lançamento oficial da primeira edição do MIRADA – em cerimônia no SESC SANTOS, somente para convidados -, Festival que se pretende bienal, sempre tendo como cenário a cidade que possui o maior terminal portuário da América Latina.
Outro motivo que torna data especial – e que tem tudo a ver com a proposta de ocupação espacial do MIRADA –, é que no dia 16 de agosto se comemora o aniversário do Centro Histórico de Santos, que compreende aos bairros Valongo, Vila Nova, Paquetá e Vila Mathias.
De acordo com informações divulgadas pelo Jornal da Orla, de Santos, o Dia do Centro serve para celebrar os avanços no processo de revitalização, iniciado há cerca de 10 anos, por meio de leis de incentivo e campanhas de conscientização desenvolvidas pela Prefeitura. Na foto acima, vê-se o prédio da Bolsa Official de Café (atual Museu do Café), inaugurado em 1922, na Rua XV de Novembro, 95.
A publicação revela que o número de empresas abertas no Centro saltou de 650 (em 2000) para 984 (um aumento de 51%) e que o maior símbolo da revitalização – o bonde turístico que circula nas áreas que estão sendo recuperadas – transportou quase um milhão de pessoas desde setembro de 2000, quando voltou a funcionar.
Outras ações que estão em andamento na recuperação do Centro centram na criação do Museu Pelé e do Porto Valongo, com a expectativa de colocar Santos no roteiro turístico internacional.
Realizado pelo SESC SP, com o apoio da Prefeitura de Santos e do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires, a primeira edição do MIRADA chega neste momento especial da história de uma cidade que sempre foi importante para as relações comerciais entre o Brasil e o mundo e que agora trabalha na valorização do seu capital humano e cultural.
Depois da MIRADA, Santos, não será a mesma. Cada dia mais essa terra nos faz orgulhar dela. E vamos sim, sermos vistos internacionalmente com certeza. Estou muito feliz, por ver tamanho desenvolvimento, no comércio, na indústria e na cultura. Parabéns para todos que colaboraram para essa empreitada sendo vista por todos os brasileiros.
VALEU GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!
Deixe um comentário!