Menu

PONTO DIGITAL MIRADA

O teatro ibero-americano em 10 dados do Mirada 2016

São 43 espetáculos, 15 são de companhias brasileiras e 8 do país homenageado, a Espanha

Por Indiara Duarte – Sesc Sorocaba

1) Dos 12 países com sotaque ibérico que participam desta edição, 25 espetáculos serão encenados em espanhol e 18 em português.

2) Um ícone da representatividade feminina na liderança das lutas de independência e contra a escravidão no século XIX, em Cuba, é umas das referências mais importantes trazidas à cena em Antigonón, um contingente épico, pelo grupo Teatro El Público: Mariana Grajales, “Madre de la Patria”.

3) Os espectadores participam e definem os rumos das cenas. Roger Bernart é conhecido pela criação de espetáculos que envolvem a participação do público e em Please Continue, Hamlet espectadores vão assistir ao julgamento de Hamlet pela morte de Polônio, enquanto outros serão convocados a participar do júri.

hamlet PCH_2014_©Magali_Girardin_3

4) 3 espetáculos são influenciados pelas obras de Shakespeare: Hamlet – Processo de Revelação do Coletivo Irmãos Guimarães; Sua Incelença, Ricardo III, do grupo Clows de Shakespeare e Please Continue, Hamlet, dos espanhóis Roger Bernat e Yan Duyvendak.

5) Uma mulher que viveu na virada do século XIX para o XX e escandalizou a sociedade da época com as ideias eróticas e a liberdade feminina dos seus poemas, Delmira Agustini é o tema de No daré Hijos, Daré Versos apresentado pela dramaturga e encenadora uruguaia, Marianella Morena.

6) Espaços convencionais e territórios incomuns ganham um novo significado e são ocupados durante os 10 dias do Mirada: a Cadeia Velha, o Centro Histórico, a Bacia do Mercado e mais 10 locais da cidade.

7) Teatro e cinema juntos. O grupo chileno Teatrocinema em La Contadora de Películas conta a história do ponto de vista de uma senhora que vive nas ruínas de uma fábrica de nitrato, no deserto de Atacama, e se transformou em um campo de prisioneiros políticos, em meados dos anos 1970.

28429694144_a81beb43f9_k

8) Dos 43 espetáculos que serão apresentados, 15 são de companhias brasileiras e lideram o número de apresentações e o país homenageado desta edição do Mirada, a Espanha, vem na sequência com 8 espetáculos.

9) Vários espetáculos se baseiam na literatura ibero-americana. Leite Derramado é a peça homônima ao romance de Chico Buarque; Las Contadoras de Películas, encenado pelo grupo chileno Teatrocinema, é uma adaptação do romance homônimo de Hernán Riviera Letelier e A tragédia latino-americana e a comédia latino-americana é estruturada a partir de fragmentos, adaptações e trechos de obras de diversos países da América Latina: dos argentinos J.P. Zooey e Pablo Katchadjian, do cubano Cabrera Infante, dos brasileiros Sousândrade e Lima Barreto, a chilena María Luisa Bombal, entre outros.

10) Como não se apaixonar por um espetáculo que tem uma língua própria? Os espectadores de Blanche terão que imaginar (ou relembrar) os diálogos da trama, afinal todo o texto é dito em uma língua imaginária: o fomenol.

*Leia mais artigos sobre o Mirada 2016 aqui