Menu

Espaços

Conheça os espaços em que o Mirada acontecerá nesta edição

Espaços

Fechar

{#image} {image_alt} {/image}

{title}

{#address}

{address}

{/address} {#link} {link} {/link} {#phone}

{phone}

{/phone} {#attendance}

{attendance}

{/attendance}

Casa da Frontaria Azulejada

Rua do Comércio, 96. Centro. Santos.

frontaria azulejadaFoi uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, construída em 1865, como residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto, um bem sucedido comerciante de café. O prédio, com dois pavimentos, ficou conhecido pela sua fachada de influência neoclássica, decorada por azulejos em alto-relevo importados de Portugal. Com os anos, o sobrado passou a ser utilizado como escritório, hotel, armazém de cargas e, por fim, como depósito de adubos químicos. Em 1986, quando foi desapropriada pela prefeitura, a casa estava semidestruída, sem o teto e sem o piso superior. A recuperação da fachada aconteceu em 1992, com a devolução da estrutura original da porta principal e dos azulejos, restaurados ou reproduzidos. Realizado pelo artista plástico Luís Sarasá, o trabalho constituiu tarefa artesanal, para cujo resultado se contabilizaram sete mil peças novas. Ali funciona, desde 2006, o maior espaço cultural do Centro Histórico.

Sala Princesa Isabel

Praça Mauá, s/nº. Centro Histórico - Santos - SP

Localizada dentro no Paço Municipal de Santos, destaca-se por sua beleza. Com quatro vitrais laterais que representam a caridade, justiça, liberdade e a nacionalidade, o local abrigou as sessões da Câmara Municipal santista durante 63 anos (até 2011). O Palácio José Bonifácio, edifício que a briga a Sala Princesa Isabel, possui linhas clássicas e construção repleta de simbolismos que mostram a riqueza e o poder da época áurea do café na cidade, como também acabamento em mármore de Carrara e jacarandá e lustres de cristal da Bohêmia. O Salão Nobre é outra atração do local, ricamente decorado em estilo Luís XVI.  

Cadeia Velha

Praça dos Andradas, s/nº. Centro. Santos.

cadeia velha menorUm dos mais importantes edifícios em estilo colonial de Santos, a Casa de Câmara e Cadeia começou a ser construída em 1839 e foi concluída 30 anos depois, em decorrência das guerras do Uruguai e do Paraguai. Em 1869, foi instalada no edifício a Câmara Municipal de Santos e, após um ano, no pavimento térreo, a cadeia com oito celas, funcionando até 1956. O edifício, feito de pedra e cal, tem 2 mil metros quadrados. É tombado pelos órgãos de preservação federal (Iphan), estadual (Condephaat) e municipal (Condepasa) e recebeu completa restauração, concluída em 1981. Hoje abriga oficinas culturais.  

Bacia do Mercado

Praça Iguatemi Martins, s/nº. Paquetá. Santos.

Em 1902 foi construído o Mercado Municipal de Santos, na então Praça do Mercado (depois Praça Iguatemi Martins), no bairro Vila Nova. Para ali, foram deslocados o antigo Mercado Provisório do Largo dos Gusmões (inaugurado em 1880 para substituir o Mercado das Casinhas, que até então funcionava na atual Praça da República) e o Porto de Lenha ou Mercado das Canoas, que funcionava no bairro vizinho do Paquetá, na margem do Estuário. Reconstruído em 1947, foi ampliado em 1955, quando ganhou o segundo andar e o pavilhão de pescado. Dispõe de 76 boxes e reúne açougues, empórios, hortifrutigranjeiros, laticínios, peixarias e floricultura, que oferecem produtos no atacado e varejo. Promove, regularmente, eventos, festas e festivais.

Teatro Brás Cubas

Av. Senador Pinheiro Machado, 48. Vila Mathias. Santos.

teatro municipalInaugurado em 10 de março de 1979, ganhou o nome do fundador da Vila de Santos. São mais de 5 mil metros quadrados e capacidade de público de 544 pessoas. O teatro foi projetado para abrigar espetáculos de balé, canto lírico, peças teatrais e até óperas. Ele é apenas uma das estruturas dentro do Centro de Cultura Patrícia Galvão, que abriga também o Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo, a Galeria de Arte Patrícia Galvão, a Galeria de Arte Brás Cubas, o MISS (Museu da Imagem e do Som de Santos), a Hemeroteca "Roldão Mendes Rosa" e ainda a sede da Secretaria Municipal de Cultura.  

Centro Español y Repatriación de Santos

Av. Dona Ana Costa, 286. Campo Grande. Santos.

Fundado em 1895 com o nome de Casino Espanhol, teve a primeira sede na Rua Aguiar de Andrade, no Paquetá, onde se concentrava, na época, a sociedade santista. Durante mais de três décadas, o Centro viveu, naquele local, noites de grande esplendor. Em decorrência da expansão do porto, as famílias foram se transferindo para a orla e o Centro Espanhol foi para a Avenida Ana Costa. O Centro Espanhol mantém em sua sede uma extensa biblioteca, com algumas relíquias literárias.

Prédio de Prevenção Sabesp

Alameda Doutor Adriano Neiva da Mota e Silva, 45. José Menino. Santos.

casa rosada menorO Prédio de Prevenção, localizado na Praça Washington, no bairro José Menino, em Santos, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), em 2003, junto a outras edificações remanescentes do sistema coletor de esgoto sanitário idealizado pelo engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito e construído em torno de 1912. Em 2012, a Sabesp concluiu e entregou o projeto de restauração de importantes equipamentos centenários, entre estações de bombeamento de esgoto e o Prédio de Prevenção, que além de abrigar antigas oficinas para manutenção de peças, leva tal nome, pois contava com geradores de energia para prevenir que o sistema de esgotamento da época parasse de funcionar caso houvesse interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Parque Roberto Mário Santini (Emissário)

Av. Presidente Wilson, s/nº. José Menino. Santos.

emissarioO Parque do Emissário, como é conhecido, tem área de 42.766,10 m², foi construído sobre a plataforma terrestre do emissário submarino de Santos. Inaugurado para comemorar o 463º aniversário de Santos, o projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. No local estão instalados playground, pista profissional de skate, ciclovia, mesas ao ar livre para jogos, Museu do Surfe, arquibancada junto ao quebra-mar, torre de observação para jurados em competições de surf e áreas de convivência. Há também heliponto, pistas para corrida e caminhada, estátua em homenagem à imigração japonesa e também o monumento da artista plástica Tomie Ohtake.

Fonte do Sapo

Av. Bartolomeu de Gusmão, 93. Aparecida. Santos

sapoA Fonte do Sapo em Santos, uma das mais apreciadas pelas crianças que utilizam o entorno para brincar, fica nas proximidades do Canal 5. Além dos jatos d’água atingindo até oito metros de altura, o chafariz é decorado com quatro sapos, tornando-a ainda mais peculiar.  

Guarujá - Museu Histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Av. Almirante Saldanha da Gama - Ponte Edgard Perdigão, em frente ao nº63. Ponta da Praia

fortaleza da barraO 1º Museu Histórico da Cidade de Santos tem sua sede nas dependências da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, fortificação conhecida como Fortaleza da Barra, construída em 1584 e reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN em 1964. Ocupando um esporão rochoso, a Fortaleza está projetada sobre o canal de acesso ao estuário do maior porto da América Latina, o Porto de Santos. Suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, guardam 6 salas e espaços multiusos, incluindo um mezanino para realização de pequenas apresentações ou reuniões.

São Vicente - Praça Barão do Rio Branco

Praça Barão do Rio Branco, s/nº. Centro - São Vicente - SP

praca baraoSituada a dois quarteirões da Prefeitura e a apenas alguns metros da entrada da Câmara, esse retângulo, transformado em bulevar no fim de 1979, aglutina todas as vibrações políticas da Cidade. Ali, está o Edifício Zuffo, que foi sede do Serviço Royal de Alto-falantes, o precursor das emissoras de rádio e importante ponto de concentração de público. Também é palco de festas populares, comícios políticos e manifestações.  

Bertioga - Parque Tupiniquins

Av. Tomé de Souza, s/nº. Centro - Bertioga - SP

PARQUE TUPINIQUINSParque que se localiza no Centro de Bertioga no entorno do Forte São João, possui grande área verde, artefatos históricos e abriga estátuas dos padres Anchieta e Manoel da Nóbrega e do chefe tupinambá Cunhambebe, herói da resistência contra os portugueses e um dos líderes da Confederação dos Tamoios. Cunhambebe encontrou Hans Staden durante o aprisionamento do alemão.

Ginásio Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos - SP

ginasio sesc

Teatro Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos - SP

13 3278-9800

teatro sesc

Auditório do Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida - Santos - São Paulo

(13) 3278-9800

auditorio sesc santos

Teatro Coliseu

R. Amador Bueno, 237 - Centro, Santos - SP

(13) 3226-8000

coliseuA história do teatro começou em 1897, com a inauguração de um ginásio de madeira, com velódromo, arquibancada e botequim. Em 1909, foi substituído por um teatro com 1.500 lugares e acústica considerada perfeita. Em 1924, foi reinaugurado com a configuração atual e 2.300 lugares. A decoração destaca, no salão nobre, a arte do italiano Adolfo Fonzari, iluminada por 39 lustres. Em forma de ferradura, a plateia permite a observação de todos os detalhes das cenas e o fosso da orquestra comporta 100 profissionais. O edifício foi muito usado para atividades políticas e o teatro, restaurado, voltou a funcionar em 2006.  

Área de Convivência Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

(13) 3278-9800

Convivência sesc

Sesc Santos - Sala 32

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

(13) 3278-9800

Sesc Santos - Sala 42

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

(13) 3278-9800

Sesc Santos - Espaço de Tecnologias e Artes

Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

(13) 3278-9800

espaco tecnologia e artes

Praia Grande - Espaço Conviver

Av. Castelo Branco, s/nº. Boqueirão.

(13) 3496-5060

O espaço é uma das sedes do Programa Conviver, projeto destinado a pessoas maiores de 50 anos, resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Promoção Social (Sepros). O Conviver teve início em 1993, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para a Melhor Idade. Há sete unidades na Cidade.

Cubatão Novo Anilinas

Av. Nove de Abril, s/nº. Centro

(13) 3361-6902

anilinasUm parque cheio de verde, equipamentos de cultura e esporte, bem no coração da cidade de Cubatão. Principal espaço multiuso do município, o parque recebe esse nome porque exatamente naquele espaço foi instalada a primeira empresa da cidade, a Fábrica de Anilinas, em 1924. Algumas casas utilizadas para acomodar os trabalhadores na época foram tombadas como patrimônio da cidade e a ideia, agora, é recuperar toda essa história em sua integralidade. O parque conta com um complexo esportivo, playground, esportes de mesa, pista de corrida, academia de ginástica ao ar livre para terceira idade, quadras e o Centro Multimídia, um espaço com dois cinemas, espaço cultural e oito salas de arte. Tudo ali é acessível, com rampas e elevadores. O local conta com um imenso espelho d’água e um teleférico.  

Teatro Guarany

Praça dos Andradas, 100. Centro. Santos.

guarany Primeiro edifício construído para fins teatrais em Santos, foi inaugurado em 1882 e destruído por um incêndio que poupou apenas as paredes externas, em 1981. Após duas décadas de abandono, o prédio foi totalmente reconstruído pela Prefeitura e entregue em 2008. Além da beleza da construção, destacam-se duas pinturas de Paulo Von Poser – a do teto retrata cena do romance O Guarany, de José de Alencar, e a do foyer do segundo piso é uma releitura do quadro de Benedicto Calixto, que mostra Santos vista do alto do Monte Serrat. O teatro funciona como sala de espetáculos e escola municipal de artes cênicas.  

C.A.I.S. Vila Mathias (Centro de Atividades Integradas de Santos)

Av. Rangel Pestana, 184. Vila Mathias. Santos.

[caption id="attachment_1302" align="aligncenter" width="800"]Espaços Mirada 2016 Espaços Mirada 2016[/caption] Inaugurada em 27 de outubro de 2010, este local é um moderno espaço para a prática de atividade física. Com 11.028 m² de área construída, possui uma quadra poliesportiva e arquibancadas com capacidade para 5.000 espectadores. A arena conta, ainda, com proteção térmica e acústica. O local possui também seis elevadores, oito alojamentos, lavanderia, refeitório com capacidade para aproximadamente 60 pessoas, dez vestiários, cinco cabines de imprensa, quatro camarotes e arquibancadas retráteis para instalação de dois palcos, além de 118 vagas de estacionamento e 186 refletores com 400 watts cada.  

Sesc Santos

Rua Conselheiro Ribas. Aparecida. Santos.

(13) 3278-9800

sescO Sesc Santos foi inaugurado em 22 de novembro de 1986. Assinaram o projeto da obra os arquitetos Marc Rubin e Alberto Botti (Rubin & Botti Arquitetos Associados). É a maior unidade urbana do Sesc no estado de São Paulo, com 34.251 m² de área construída. O prédio é destinado ao lazer, esporte, saúde e cultura. Possui área de convivência, auditório, fosso do teatro, ginásio, piscina e teatro.  

Estação Valongo

Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº. Centro Histórico. Santos.

estação do valongoInaugurada em 16 de fevereiro de 1867 pela São Paulo Railway – primeira ferrovia paulista e também uma das primeiras do Brasil, que ligava Santos a Jundiaí - a Estação Valongo foi desativada em 1996 e permaneceu fechada por vários anos. Foi então adquirida pela prefeitura de Santos e reinaugurada em 2004 como sede da Secretaria Municipal de Turismo. No local hoje funciona um dos seis postos de informações turísticas da cidade.  

Sala 1 do Sesc

Rua Conselheiro Ribas. Aparecida. Santos.

(13) 3278-9800

Praça Mauá