Menu

PONTO DIGITAL MIRADA

As ideias de Federico León

'Não importa se é verdade ou não é verdade. O que importa é que é credível.'

2015_11_federicoleon_lasideas
Por Jean Paz  – Centro de Pesquisa e Formação

Federico León é um cineasta, ator e diretor que se destaca pela intensidade. Suas peças estiveram em cartaz em festivais nos quatro cantos do mundo e seus filmes o projetaram como uma das figuras mais emblemáticas da cena artística independente de Buenos Aires.

Seu primeiro longa metragem, “Todo Juntos” teve seu roteiro baseado em improvisações e foi selecionado para os festivais de Locarno, London Film Festival, La Habana, Toulouse e Festival Internacional de Buenos Aires. Seu segundo filme, “Estrellas” brinca com o que é ficção e o que é realidade, foi codirigido por Marcos Martinez e faturou o prêmio especial do júri no IX Festival de Cinema Independente de Buenos Aires. Em 2008 codirigiu, junto com Martin Rejtman “Entrenamiento Elemental para Actores”, uma reflexão sobre o ensino, a arte e o ser.

Na peça “Yo en el Futuro”,  León misturou artes cênicas e artes visuais, onde tempo e imagem tornam-se mais do que recursos ou ferramentas de criação artística: apresentam-se como questões potentes de reflexão existencial, filosófica, histórica e poética. Também escreveu e dirigiu os espetáculos “Cachetazo de Campo”, “Museo Miguel Angel Boezzio”, “Ex Antuán”, “Mil Quinientos Metros sobre el Nível de Jack”, “El Adolescente”, e “Las Multitudes”.

Sua obra é dotada de um grande potencial poético, que mescla as linguagens do cinema e do teatro com trabalhos que exploram os limites da representação teatral e fazem o espectador refletir sobre preconceitos, valores, paradigmas e possibilidades. Em alguns momentos, o público se vê como agente do processo criativo, desenvolvendo certa intimidade com os personagens e assumindo o protagonismo da narrativa.

Federico León escreveu, atua e dirige “Las Ideas”, uma peça perturbadora que reproduz no palco todas as inquietações do artista durante o processo criativo, e induz o público a entrar em sua intimidade e que estará em cartaz no Mirada 2016 nos dias 09 e 10 de Setembro.

*Leia mais sobre o Mirada 2016 aqui.