LEITURA COMENTADA - LOS CUERPOS PERDIDOS
texto de José Manuel Mora | tradução e direção de Cibele Forjaz
16 anos
16 anos
As leituras comentadas têm por objetivo analisar e debater os aspectos constitutivos do texto teatral bem como os de sua tradução.
Los Cuerpos Perdidos é ambientada em Ciudad Juárez, um dos cenários mais violentos do México na década de 1990. Vencedora do Premio SGAE de Teatro em 2009, a peça aborda uma onda de assassinatos de mulheres, onde mais de 300 foram mortas, expondo a impunidade dos responsáveis e o descaso do governo perante a situação.
Comentador convidado: Alexandre Dal Farra
José Manuel Mora se formou como ator no Centro de Artes Escénicas de Andalucía. Estudou dramaturgia e direção de cena na Real Escuela Superior de Arte Dramático. É mestre em teatro pela Universidade de Amsterdã. Atualmente é professor de dramaturgia na Escuela Superior de Arte Dramático de Castilla y León e diretor artístico do Teatro Draft.inn. Colabora como dramaturgo na belga Cia. Peeping Tom, e trabalha como assessor artístico para o Theatre-Biennale of Staatstheater Wiesbaden, Alemanha.
Cibele Forjaz é diretora e iluminadora teatral. Em 30 anos de teatro profissional, participou ativamente de quatro coletivos de teatro: A Barca de Dionísos (1985-1991); Teatro Oficina Uzyna Uzona (1992-2001), Mundana Companhia (desde 2008) e Cia. Livre (onde é diretora artística desde 1999). Docente e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição.
Alexandre Dal Farra é mestre pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, na área de literatura alemã. Dramaturgo, diretor, escritor e músico, foi vencedor do 25º Prêmio Shell na categoria Melhor Autor, em 2012, com a peça Mateus 10, que escreveu e dirigiu. A peça venceu também o Prêmio CPT de Melhor Espetáculo para Espaço Não-Convencional.