DESCRIÇÃO DE IMAGEM / ESTUDO DE PAISAGEM (BRA)
Márcia Nemer-Jentzsch
50 minutos
Livre
50 minutos
Livre
“Quem ou o quê pergunta pela imagem?”, indaga, a certa altura, o texto projetado sobre a tela branca reinante ao fundo do palco e cuja superfície é pintada ao vivo pela performer. Os traços em preto e branco aninham montanhas, árvores, pássaros e casas. A atriz não representa, antes, concentra-se na ação de pintar, à altura do chão ou com o auxílio de uma escada para alcançar as nuvens.
Com estudos de pós-graduação realizados na Alemanha e passagem pelo Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, a artista Márcia Nemer-Jentzsch concebe o trabalho a partir da peça que o dramaturgo alemão Heiner Müller escreveu em 1984, Descrição de Imagem, inspirado no desenho de uma estudante de cenografia esboçado como o retrato de um sonho.
A encenação é minimalista. Simultaneamente, sobrepõe-se outra paisagem, a sonora. O que se vê ou se lê não necessariamente correspondem. Ao fim da performance, a pintura pronta é arrancada da parede e amassada, como a lembrar ao espectador da efemeridade do evento cênico e da existência humana.
TEXTO HEINER MÜLLER CONCEPÇÃO E PERFORMANCE MÁRCIA NEMER-JENTZSCH TRILHA SONORA ORIGINAL LUISA PUTERMAN REALIZAÇÃO BOBIK&SOFOTCHKA