LEITURA DRAMÁTICA - ATRA BÍLIS
texto de Laila Ripoll | tradução e direção de Hugo Rodas
16 anos
16 anos
Em Atra bilis, a dramaturga Laila Ripoll navega com humor nas águas fantásticas do realismo mágico para nos apresentar o universo das irmãs Nazária, Daria e Aurorinha, e sua criada Ulpiana. As senhoras se encontram no funeral do marido da primogênita Nazária e, por meio de provérbios, rezas, referências bíblicas, mitológicas e literárias, discutem rancores e segredos, compondo um retrato das relações familiares, da velhice e da situação das viúvas nas aldeias espanholas.
Laila Ripoll é dramaturga, atriz e diretora teatral. Graduou-se na Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid. No começo dos anos 1990, fundou a companhia Micomicon, grupo especializado na encenação de obras do teatro clássico espanhol. Dirigiu espetáculos para o Centro Dramático Nacional, para a Compañía Nacional de Teatro Clásico e para o Festival de Teatro Clásico de Mérida.
Hugo Rodas é uruguaio radicado no Brasil há 40 anos. Sua trajetória sempre esteve e está ligada aos coletivos e parcerias com os quais trabalha, desde o Grupo Pitú, nas décadas de 1970 e de 1980 – quando também ocorrem as primeiras experiências com Antônio Abujamra e José Celso Martinez Corrêa – passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), nos anos 1990 e 2000. E, atualmente, na Agrupação Teatral Amacaca (ATA), nascida no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.