a situação DA brasileira (BRA)
Grasiele Sousa
Indefinida
14 anos
Indefinida
14 anos
Em 1978, Geraldo Anhaia Mello (1955-2010) realizou uma performance para vídeo, entendida como um marco da videoarte brasileira, chamada A Situação. Naquela época, veículos de comunicação televisual, severamente censurados, foram importantes meios de convencimento da população sobre a condição “favorável” da política, economia e situação cultural brasileira.
Com o propósito de desmontar certo discurso ideológico pró-ditadura que os âncoras de TV afirmavam para a audiência, Geraldo Anhaia Mello criou A Situação. Nesta obra, o artista, trajado como um apresentador de televisão, repetia frase: “A situação política, social, econômica e cultural brasileira” enquanto tomava goles de cachaça. A cada gole, a frase original ia perdendo sua ênfase, por vezes, não conseguindo ser completada com êxito. Ao final de nove minutos, o efeito da bebida não permitia mais que Geraldo pudesse continuar a ação. Considerando-se o ambiente de censura da época fica perceptível o sentido da performance.
Este trabalho, agora revisitado por Grasiele Sousa como uma reperformance, recebe o nome de A situação Da brasileira. Todos os aspectos da ação original continuam, a não ser sua realização por uma mulher ao invés de um homem, e o acréscimo da partícula “DA” na frase, dessa maneira: “A situação política, social, econômica e cultural DA brasileira”. Essas modificações atualizam a proposição de Anhaia Mello, pois incluem figuras femininas biologicamente identificadas ou não que, quase sempre, estiveram invisíveis aos discursos proferidos na TV, nos livros e para o público em geral.
PERFORMANCE GRASIELE SOUSA (REPERFORMANCE DA AÇÃO PARA VÍDEO A SITUAÇÃO, DE GERALDO ANHAIA MELLO)