PONTO DIGITAL MIRADA

Teatro Digestivo
Mais do que colocar o espectador como parte do roteiro, Psico/ Embutidos, Carniceira Escénica' propõe uma imersão física e sensorial na instalação que ocupa a Área de Convivência do Sesc Santos.
Por Mariana Krauss – Sesc Taubaté
Após assistir uma peça de teatro, pode ser necessário um período para a digestão daquela experiência. No caso de “Psico/Embutidos – Carniceria Escénica”, as lógicas se invertem, e o público é simbolicamente engolido, digerido e excretado pela estrutura cênica construída especialmente para a peça.
O roteiro é representado por embutidos personificados. Os alimentos produzidos com o preenchimento de tripas orgânicas ou sintéticas são relacionados a diferentes personagens da sociedade. E não pense que tudo o que está no açougue tem a mesma importância. Entre salames e salsichas, há hierarquia para tudo. Quantas metáforas cabem no espetáculo? Somos nós também embutidos e digeridos pelo sistema?
Psico/Embutidos é uma experiência física. Subir e descer as escadas estreitas, escorregar pelos tobogãs que simulam os caminhos de um aparelho digestivo, tudo exige um esforço em que não há espaço para passividade. Em Psico/Embutidos não há plateia. Em cada nicho, um ator fala diretamente com um expectador, numa cena particular.
Na travessia dos patamares, há também a metáfora para a passagem do tempo. No topo da estrutura, a mais jovem atriz da companhia protagoniza a cena, e progressivamente as idades vão aumentando, em uma alusão à passagem do tempo.
O espetáculo, com ingressos esgotados para todas as sessões, desdobra-se em uma instalação audiovisual, em que trechos das cenas roteirizadas são exibidas em alguns dos patamares, proporcionando uma nova experiência a partir conceito da peça.
A Organización Teatral de la Universidad Veracruzana é a mais antiga companhia de teatro do México, e é um dos expoentes do teatro contemporâneo do país. Psico/Embutidos é assinada por Richard Viquera, diretor eleito pela revista mexicana Donde Ir como o Homem do Teatro da década 2001-2010.
*Leia mais sobre o Mirada 2016 aqui.