PONTO DIGITAL MIRADA

Parece mas não é!
Laboratório Criativo: Corpos, Saberes e Afetações - Oficina-Laboratório de performances em espaços públicos
Texto e fotos por Carol Vidal – Sesc Itaquera
O que é performance? Qual o seu papel hoje? Como produzi-la? Essa são perguntas recorrentes e subjetivas que ganham luz durante o Mirada 2016 de várias formas. Uma delas são os laboratórios criativos realizados durante o festival.
Na atividade formativa “Corpos, Saberes e Afetações – Oficina-Laboratório de performances em espaços públicos”, conduzida por Santiago Cao, artista nascido em Buenos Aires (ARG) e radicado em Salvador, o público é convidado a trabalhar a Tática do Segredo, desenvolvida em suas pesquisas.
Acompanhamos três alunos: o ator Sol, que vive no Rio de Janeiro; Murphy, o estudante santista de letras e teatro; e o instrutor do programa Juventudes do Sesc Santos, Manolo. Eles participaram de aulas teóricas sobre história da arte, performance e trabalhos corporais.
Tudo acontece de forma muito particular, onde o público não compreende de imediato se trata-se de um protesto, uma performance ou uma maluquice. O que importa é que algo está acontecendo. “Quando você não sabe o que você não pode fazer, você pode um pouco mais” – reflete Sol.
A ideia é provocar novas maneiras de ver a realidade – como um click no cotidiano – e explorar desvios às normas interiorizadas em cada um de nós, quando se tem claro qual papel a ser desempenhado. Santiago aprofunda: “trabalhamos com o espaço público/privado/íntimo e o uso público/privado/íntimo desse espaço, e todas as suas combinações entre si”.
A arte (não centralizada) entra como ativação do discurso do outro. Propor um lugar onde o outro também pode dizer, não em palavras, mas com o corpo, e consequentemente, abrindo um espaço de escuta, ativando novas leituras e provocando estranhamentos.
E o trabalho não foi apenas teórico: ao final da atividade, o grupo colocou em prática o que aprendeu, em uma performance na área de convivência do Sesc Santos, com participação do público.
*Leia mais artigos sobre o Mirada 2016 aqui