PONTO DIGITAL MIRADA

Para continuar no clima
Alguns espetáculos na capital e interior para quem já está com saudades do Mirada
Por Cris Komesu/Sesc SP
Durante os últimos dez dias, Santos respirou, comeu, riu e chorou teatro. Agora, no apagar das luzes, fica difícil lidar com o fim do festival. Mas a paixão pelas artes cênicas continua, seja nos espetáculos que sobem a serra no Extensão Mirada, seja na programação sempre rica das unidades do Sesc. Reunimos aqui alguns exemplos da capital e interior, para quem já está com saudades:
Inutilezas: até 01/10 no Sesc Pinheiros
Inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, Inutilezas conta a possível história das memórias de um casal de irmãos que passou a infância num lugar chamado de “lacuna de gente”.
Cantata para um bastidor de utopias: 24 e 25/09, no Sesc São Carlos
O espetáculo da Cia do Tijolo traça a simbólica história de uma mulher que borda há quase 200 anos um manto nos bastidores de um velho teatro, enquanto um grupo de atores reunidos no palco discute sobre as possíveis razões que a fazem persistir em sua tarefa.
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: 24/09, no Sesc Itaquera
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias.
Grãos da Imagem: 24/09, no Sesc Rio Preto
Uma voz errante, capaz de invadir qualquer matéria sólida, líquida ou gasosa, resolve, pela primeira vez, invadir um corpo de mulher.
A Procissão: 28/09, no Sesc Piracicaba
A peça mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Num cenário simples, composto por velas, cruzes e lampiões, a peça caracteriza-se pela poesia e humor, embalados ao som da viola cortante e da percussão marcada, típicas das andanças desses sertões.
Melancia: até 30/10, no Sesc Ipiranga
Quatro artistas moram em uma cidade que vive seus piores dias numa grande crise. Como tentativa de superar a crise, eles buscam maneiras de se reinventar para conseguir sobreviver e ao mesmo tempo solidificar um projeto comum.
Os Mequetrefe: até 23/10 no Sesc Santana
Para as crianças, Os Mequetrefe conta a história de quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar até a hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida.
*Leia mais artigos sobre o Mirada 2016 aqui.