Menu

PONTO DIGITAL MIRADA

As batidas de Cuba no encerramento do Mirada

A mistura da música cubana com grooves eletrônicos vai animar o encerramento Mirada 2016

Cuban Beats All Stars

Por Renata Dantas/Sesc Belenzinho

Das ruas de Habana Vieja até Baracoa, quase no final da ilha, o som que ecoa é forte, alegre, pulsante. De cada esquina vem um som, do mais tradicional ao reggaeton, que sai alto dos carros e das baladas mais jovens. A coisa é tão forte e envolvente que quase empurra você pra dentro dos bares, restaurantes, calçadas onde se dança livremente e casas de portas abertas. Seu corpo é automaticamente conduzido pelo barulho que te convida para bailar salsa ou mesmo para sentar e apreciar aquele jazz tomando um bom mojito.

As diversas influências de Cuba agregaram em sua música a diversidade rica de ritmos e texturas que nos presentearam com son, salsa, rumba, mambo, guajira, trova e a lista segue. E alguns nomes são importantes pra entender e amar ainda mais a música cubana. Compay Segundo, Silvio Rodriguez, Celia Cruz, Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo, Carlos Puebla, Pablo Milanés são só alguns deles. Esses, mais tradicionais, que influenciaram a música que continua surgindo ainda hoje. E dentro dessa nova geração de músicos cubanos que misturam a música tradicional com outras batidas tem o  ‘Cuban Beats All Stars’ que vem encerrar o Mirada 2016.

O projeto formado por Vladimir Nuñez, Nelson Palacios, Roy Pinatel, DJ Dadtlef e MC Harold mescla em sua sonoridade batidas eletrônicas, elementos tribais e música tradicional cubana. Nas letras que flertam com o rap, críticas sociais junto com toda alegria e despojamento cubano. No show o grupo promete sempre um grande baile com muita improvisação de percussão, violino, baixo e também do canto. Não é de hoje que esse som de Cuba ecoa aqui. E é desse jeito vibrante e animado que vamos encerrar o  Mirada. A festa é livre, pode chegar!

*Leia mais sobre o Mirada 2016 aqui.