PONTO DIGITAL MIRADA

A conquista e a reconquista do espaço urbano
Seja por ações controversas de revitalização, que acabam excluindo moradores antigos, ou pela especulação imobiliária, a luta pelo direito ao espaço urbano é uma das questões latentes da sociedade contemporânea.
Por Mariana Krauss – Sesc Taubaté
Em fevereiro de 2016, uma audiência pública com grande mobilização popular retardou o andamento de um edital de privatização do entorno do Teat(r)o Oficina, localizado na região central de São Paulo. Um processo de licitação previa a concessão de uma área de 11 mil metros quadrados, em frente ao Teatro, para usufruto da corporação vencedora.
Este é um exemplo de como os teatros, enquanto espaços físicos, também são vítimas de processos de gentrificação. Com a chegada de novos ocupantes, as cidades se tornam palco de uma disputa pelo espaço em que justamente quem tem o menor poder econômico sai perdendo.
Em Barcelona, cidade de origem da Agrupación Señor Serrano, a questão imobiliária está no centro dos conflitos sociais da última década. Em 2008, com os altos investimentos na construção civil, desenrolou-se o fenômeno da bolha imobiliária, no qual muitas pessoas que tinham casas hipotecadas viram-se despejadas por não terem mais condições de pagar os valores inflacionados dos imóveis.
De acordo com Pau Palacios, criador da peça “Brickman Brando Bubble Boom”, atualmente a cidade vive um novo momento crítico, com a chegada de investidores estrangeiros que compram casas em Barcelona sem o intuito de morar nelas: “Os preços estão obrigando os moradores locais a ir viver na periferia. Ao mesmo tempo vemos no centro muitos apartamentos vazios, porque foram comprados apenas por investimento”.
Parte do movimento que acontece na cidade para tentar proteger a população deste processo envolve a arte: “Em nossas criações, procuramos identificar um problema e fazer uma abordagem que não seja documental, buscando uma metáfora. Nesse caso nos concentramos na necessidade humana de ter um lar, uma necessidade que é instintiva, seja de um pássaro que procura um ninho ou da pessoa que precisa de uma casa. E investigamos como essa necessidade humana se converteu em interesse de valor econômico”, conta Pau Palacios.
Em “Brickman Brando Bubble Boom”, os criadores abordam a figura de John Brickman, o inventor do sistema de hipotecas, que ironicamente nunca conseguiu ter uma casa para chamar de sua.
O espetáculo é um dos oito trabalhos espanhóis que integram esta edição do Mirada. A Agrupación Señor Serrano apresenta também a peça Birdie.
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