Tags
PONTO DIGITAL MIRADA

15 Curiosidades sobre o Mirada
O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos já começou, e para você ficar por dentro de tudo, listamos 15 fatos que provavelmente você desconheça sobre o festival.
por Jean Paz- Centro de Pesquisa e Formação
O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos já começou, e para você ficar por dentro de tudo, listamos 15 fatos que provavelmente você desconheça sobre o festival.
1) Mar de gente – O festival recebe cerca de 100 mil pessoas em cada edição.
2) Uma marca de peso – O cubo mede 2,40 x 2,40m e pesa quase uma tonelada. Para instalá-lo são necessárias cerca de 8 pessoas.
3) A rua como protagonista – O Mirada ultrapassa as dependências do Sesc e ocupa diversos espaços da cidade, como teatros, praças, parques, monumentos e ainda percorrerá as cidades de Bertioga (foto), Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente.
4) Obras de Arte – O Teatro Guarany, que irá receber parte da programação desta edição, abriga duas pinturas de Paulo Von Poser – a do teto retrata cena do romance O Guarany, de José de Alencar, e a do foyer do segundo piso é uma releitura do quadro de Benedicto Calixto, que mostra Santos vista do alto do Monte Serrat. O teatro funciona como sala de espetáculos e escola municipal de artes cênicas.
5) Dá para vir de Bike – Você pode baixar gratuitamente o aplicativo e utilizar uma das bikes do projeto Bike Santos. São mais de 30 estações espalhadas pela cidade e uma delas fica em frente ao Sesc.
6) Enrolando a língua – O portunhol ou portuñol revela-se, nos bastidores, praticamente o idioma oficial da Mirada. É o jeito mais fácil de fazer portugueses, espanhóis, latino-americanos e nós, brasileiros, nos entendermos.
7) O público também faz arte – O Mirada promove também laboratórios criativos, em que os artistas propõem procedimentos técnicos e provocam os participantes à criações artísticas, entre eles o trabalho do performer argentino Santiago Cao (foto).
8) Bons de papo – O espetáculo “Blanche”, em cartaz nesta edição do Mirada, possui uma linguagem própria, inventada, improvisada e emitida pelos atores e que induz o espectador a processar sua própria narrativa.
9) Campeão de votos – Coincidentemente, os cubos do Mirada são aplicados na cidade no período da campanha eleitoral. E há relatos de moradores que pensavam que o Mirada era um candidato.
10) De dar medo – O espetáculo Camargo, em cartaz nesta edição, conta a história verídica do assassino em série Daniel Camargo Barbosa, que cometeu mais de 150 assassinatos entre as décadas de 70 e 80.
11) As árvores somos nós – Em 2012, a instalação #Simbyosis permitiu uma interação bem peculiar do homem com a natureza. As árvores ganharam rostos e, ao invés de serem observadas, passaram a observar os frequentadores da unidade.
12) Acidentes acontecem – Na primeira edição do Mirada, durante a apresentação da peça uruguaia “Mi Muñequita”, o ator Leonardo Pintos quebrou o dedo da mão esquerda durante uma cena de luta corporal e, mesmo com dor, ele continuou o espetáculo.
13) 3x Bolívia – A montagem Trilogia Boliviana, em cartaz no Mirada 2016 é composta por 3 peças apresentadas no mesmo dia. Como elas são independentes, as pessoas podem escolher se as vê em sequência ou não.
14) Espaço para a experimentação – Presente também na edição passada, a videoinstalação “Olho Urubu” exibe 26 filmes poemas que atravessam as diversas realidades do Mirada.
15) Performando – Nesta edição, o Festival Mirada incorpora em sua programação pela primeira vez, a arte da performance: “Não alimente os animais” é uma delas, e a apresentação fala sobre violência contra a mulher.
*Leia mais artigos sobre o Mirada 2016 aqui