Aumentam os sotaques nesta segunda semana de Festival. Vejam trechos dos espetáculos em vídeo

2012-09-09 O Lançador de Foguetes Foto Alexandre Nunis _MG_2389

Línguas e sotaques ibéricos e latinos soaram pelos palcos e pelas ruas do MIRADA entre o final e o início de semana.

Único representante de Portugal, o monólogo “Herodíades”, do grupo Artistas Unidos, estreou este ano e viajou pela primeira vez fora do seu país para desembarcar no Festival, nos dias 09 e 10 de setembro (domingo e segunda-feira), no Auditório do SESC Santos. De autoria de um poeta italiano considerado maldito – Giovanni Testori (1923-1993) – o texto, de conteúdo profundamente iconoclasta, integra uma trilogia dedicada a figuras femininas míticas/bíblicas: Herodíades (mãe de Salomé, que decaptou João Batista), Cleópatra e Virgem Maria. A atuação é do jovem Elmano Sancho, sob direção de Jorge Silva Melo.

A aplaudida atriz mexicana Karina Gidi – que protagoniza “Incêndios”, do Tapioca Inn, apresentado também no MIRADA – atua em “La pequeña habitación al final de la escalera” (O Pequeno Quarto ao Final da Escada), do grupo Teatro Del Farfullero, que foi apresentado dias 09 e 10/09, no Galpão Coliseu. O texto é da premiada autora canadense Carole Fréchette – interessante observar como os escritores do Canadá marcam presença nas produções desta edição do MIRADA. Com direção de Maurício Garcia Lozano, a peça mantém, o tempo todo, uma tensão de suspense, ao falar de uma garota chamada Gracia, que olha, hipnotizada, para uma entrada secreta.

Com uma proposta de “animação” ou “manipulação” de atores, o grupo brasileiro Teatro Máquina fez uma adaptação bastante original do texto “A Exceção e a Regra”, do alemão Bertold Brecht. Com uma concepção bastante enxuta, não há palavras. Apenas os gestos comunicam, e os atores se convertem em bonecos-narradores e manipuladores-narradores. As apresentações foram no Teatro SESC Santos, no sábado e domingo (dias 08 e 09/09).

Espetáculos para a rua

Crianças de todas as idades – isso mesmo, porque os adultos também se permitiram brincar – participaram ativamente do espetáculo de rua “O lançador de foguetes”, (foto acima) do Grupo de Teatro de Pernas – que tem sede na periferia da cidade de Canoas (RS). A apresentação do dia 09 de setembro, domingo, foi na cidade de Bertioga, no Parque Tupiniquins. A tarde, ensolarada, foi um convite a mais para as pessoas saírem de suas casas. O ator Luciano Wieser também assume a direção e a cenografia desta montagem.

Uma intervenção coletiva que resultou em vários monólogos. Assim está sendo “Rodriguianas”, que o Coletivo Enlace de Artes – que reúne grupos e artistas de cinco cidades da Baixada Santista – criou com a diretora Marina Tornatore. Cerca de cem figuras femininas de diferentes faixas etárias participam da intervenção. Elas chegam aos poucos, se juntam, se espalham, e fazem sua homenagem às noivas literárias de de Nelson Rodrigues. As próximas apresentação na rua estão marcadas para o dia 15 de setembro, sábado, nas seguintes regiões de Santos: Morro Nova Cintra/Região Noroeste, entre 11h e 13h; e na Orla Aparecida/Ponta da Praia/Balsa, entre 15h e 17h.

E vejam como foi a apresentação única da montagem mais emblemática do Grupo Galpão (MG) – a adaptação de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, com concepção e direção do mineiro Gabriel Villela – na tarde do dia 08 de setembro, no Emissário Submarino (divisa com São Vicente). Centenas de pessoas rodearam a semiarena e a veraneio anos 70 do grupo, que serve de palco para a encenação.

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 – 15 de setembro de 2012

Encontre
sua programação

Twitter

Logos