Teatro de Los Andes volta ao MIRADA com seu primeiro clássico

Principal representante do teatro contemporâneo na Bolívia, a Cia Teatro de los Andes volta ao MIRADA com a adaptação do seu primeiro clássico: “Hamlet”, de William Shakespeare. Porém, em “Hamlet, de los Andes”, a companhia, pela primeira vez em 21 anos, não está mais sob a direção de seu fundador, Cesar Brie – que assinou a adaptação do poema épico “La Odisea” (Odisseia), do grego Homero, trazida à primeira edição do MIRADA, em 2010. O diretor deixou a companhia para seguir com outros projetos.
Em cartaz desde janeiro deste ano, no Festival Santiago a Mil, no Chile, a montagem tem dramaturgia e direção do convidado Diego Aramburo – em criação colaborativa com os atores – e aproxima a trama da cultura andina – por meio da música e da dança – e das questões atuais do povo latino-americano – como o grupo o fez em “La Odisea”.
Nas apresentações de “Hamlet, de los Andes” nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Guarany, você vai notar a forte presença de seus atores – que praticam treinamentos diários em sua sede, no interior da Bolívia – e as cenas de grande impacto cênico, criadas pelos integrantes da companhia a partir de recursos bastante simples e acessíveis – a exemplo do cenário móvel concebido pelo ator Gonzalo Callejas para “La Odisea”, feito com centenas de varetas de bambus (foto acima).
Com uma concepção muito mais enxuta e conceitual do que “La Odisea” – 90 minutos de duração e três atores (Gonzalo Callejas, Lucas Achirico e a brasileira Alice Guimarães) que se revezam entre seis personagens – “Hamlet, de los Andes” traz um grupo disposto a se reinventar e desafiar aos 21 anos de existência e 24 espetáculos na bagagem, sem deixar de lado o posicionamento político frente às dificuldades enfrentadas pelo povo boliviano.
O trabalho do Teatro de los Andes é conhecido na Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, País de Gales, Itália, Índia, México, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, El Salvador, Suiça, Uruguai e Venezuela.
Vídeo de “Hamlet, de los Andes”:
Norberto Moraes Júnior
Assisti hoje – 13 de setembro de 2012, ao espetáculo “Hamlet de Los Andes” no Teatro Guarany, durante o Festival MIRADA em Santos. Diferentemente da outra apresentação no primeiro MIRADA com a peça “A Odisséia”, o grupo está mais coeso e com a cara verdadeira do Teatro de Los Andes, numa montagem inspirada no clássico de Wilian Shakespeare – Hamlet, abordando temas filosóficos e políticos, com a dramaticidade alegórica característica do teatro contemporâneo dessa experiente trupe boliviana, em toques brilhantes de bom humor impagávelmente sagas…indubitávelmente um dos melhores espetáculos desta segunda edição do MIRADA…que venham sempre ao MIRADA de SANTOS !!!