Sucesso nos palcos e nos cinemas do mundo todo, “Incêndios” vem ao Brasil em montagem mexicana

Montada em várias partes do mundo – como nos Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Austrália e México, a peça “Incêndios”, do premiado dramaturgo e diretor libanês radicado em Quebec (Canadá) Wajdi Mouawad, poderá ser assistida no MIRADA nos dias 06 e 07 de setembro, no Galpão Coliseu.
A produção que vem ao Brasil é da companhia mexicana Tapioca Inn, com direção de Hugo Arrevillaga Serrano, que ganhou os palcos em 2009, com oito atores em cena para representar uma história de guerra e intolerância religiosa em um país do Oriente Médio. A montagem fez parte da programação do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá, na Colômbia, em abril de 2012.
Além dos palcos, a história conquistou o mundo através do cinema, em uma adaptação de 2010, do diretor quebequense Denis Villeneuve, que recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado e foi considerado um dos 10 melhores filmes de 2011 pelo jornal The New York Times.
Da mesma geração de Mouawad, o cineasta Villeneuve conheceu a peça no último dia da temporada de “Incêndios” em Montreal e levou cinco anos para concluir o filme.
A peça de Mouawad aborda o passado misterioso de Nawal, uma imigrante árabe radicada no Canadá, que deixa revelações e desejos inquietantes em seu testamento. Caberá aos filhos de Nawal, um casal de irmãos gêmeos, empreenderem uma verdadeira odisseia em busca de um pai e um irmão que não sabiam existir e lhes entregar em mãos as cartas deixadas pela mãe – uma revolucionária que lutou pela libertação de seu país.