Os encontros do Pontos de Conexão continuam acontecendo no Mirada. Para seguir com a conversa sobre teatro, a mesa deste domingo (7) foi composta por Antônio Rogério Toscano, diretor, dramaturgo, professor e pesquisador de teoria do teatro, e Grace Passô, dramaturga, diretora e atriz.
Um dos objetivos do debate é criar uma rede de ideias e troca que possa servir como fomento para a criação teatral do eixo de países inseridos no Mirada. O assunto da vez, A Cena Brasileira Contemporânea do Ponto de Vista da Dramaturgia, falou sobre a nova forma de criação brasileira, bem como do papel do ator dentro dessas criações.
Passô, ganhadora do Prêmio Shell de Teatro, possui um trabalho focado na metáfora, utilizando de situações cotidianas na criação de textos que retratam problemas comuns da humanidade. A sua dramaturgia também é marcada pelo trabalho em conjunto com os atores do espetáculo. Sobre Por Elise, seu primeiro trabalho no teatro, ela falou: “No processo de construção da peça, o grupo se revelou não só como um grupo de atores mas também de criadores […] acredito também que foi um processo generoso, em que os cinco criadores se engajaram na construção de forma bonita”. Ao lado da dramaturga, Toscano também possui um trabalho de construção onde traz a realidade para dentro dos palcos. Em 2003, o tema foi mostrado na premiada peça Osvaldo Raspado no Asfalto.
O Pontos de Conexão segue até segunda-feira debatendo assuntos pertinentes à produção e atual cena do teatro em Portugal, Espanha e América Latina. No último sábado (6), o tema da conversa foi a cena teatral ibero-americana. Para mais informações, aqui.
Fotos e Texto: Coletivo Pão & Circo