Pontos de Conexão
Para discutir e aprofundar ainda mais os olhares junto aos programadores e curadores de festivais internacionais convidados para o Mirada, uma série de encontros será realizado com abordagens específicas sobre o teatro contemporâneo.
I – A Cena Latino-Americana
Debate com a participação de:
Ramón Griffero (CHI)
Lucía de la Maza (CHI)
Roberto Suárez (URU)
Alejandra Costamagna (CHI)
Beatriz Rizk (EUA)
Ramón Grissero (Chile), diretor, autor, professor, cursou a Escola de Sociologia em Londres como exilado político, na Universidad de Essex. É fundador do Teatro Fin de Siglo e do espaço de resistência cultural El Trolley em Santiago. Redator da lei para a criação do Conselho Nacional da Cultura e das Artes, também é professor na Universsidade Católica do Chile e na Universidade Arcis, atuando como diretor da Escola de Teatro. Segundo
os investigadores de teatro, seu trabalho é considerado como uma das primeiras manifestações do teatro pós-moderno.
Lucía de la Maza (Chile), dramaturga, atriz, gestora cultural, investigadora, fundadora e diretora da Associación de Dramaturgos Nacionales (ADN). Organizou, com outras pessoas, os encontros Dramaturgia en Voz Alta, Primer Encuentro de Dramaturgia Chilena Contemporánea e a Muestra Off de Dramaturgia Chile. Já participou de encontros e intercâmbios no México, na Argentina e na Espanha. Atualmente faz doutorado em artes cênicas em Barcelona (Espanha). É coordenadora da área de teatro do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes de Chile.
Roberto Suárez (Uruguai), ator, diretor, professor e autor. Entre suas obras como autor, dirigiu Ulrich e também atuou na peça. Recebeu o prêmio Florencio Sánchez, agraciado pela Associação de Críticos do Uruguai, como ator, autor e diretor. Atualmente trabalha como roteirista e diretor no seu primeiro longa-metragem, Ojos de Madera.
Alejandra Costamagna (Chile), jornalista e mestra em literatura, publicou vários romances, entre eles Últimos Fuegos (2006), que recebeu o Prêmio Altazor; Dile que No Estoy (2007), ganhador do Prêmio Planeta – Casa da América; e Naturezas Mortas (2010). Obteve uma bolsa na Universidade de Iowa, Estados Unidos. Sua obra está traduzida para o italiano, o francês e o coreano. Recebeu o prêmio literário alemão Anna Seghers (2008), como melhor autora latino-americana do ano. Leia palestra 'La palabra en cuestión' na íntegra, em espanhol.
Beatriz Rizk(EUA), professora, crítica, promotora e investigadora. Publicou 13 livros sobre o teatro latino- -americano. É senior fellow do Smithsonian Institute (Estados Unidos) e dirige o Componente Educativo do Festival Internacional de Teatro Hispano de Miami.
II – A Cena Ibérica
Debate com a participação de:
Jorge Louraço (PRT)
Pepe Bablé (ESP)
Ricardo Iniesta (ESP)
João García Miguel(PRT)
Ramiro Osório (COL)
Jorge Louraço (Portugal), dramaturgo, professor da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) e crítico de teatro do jornal Público. É o dramaturgo residente de O Teatrão (Coimbra). No Brasil, trabalhou com Marco Antonio Rodrigues e Cibele Forjaz, entre outros, e escreveu Verás que Tudo É Verdade, sobre o grupo Folias (SP).
Pepe Bablé (Espanha), ator e diretor de teatro. Diretor do Teatro La Tía Norica e do Albanta Teatro. Membro fundador e diretor do Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz.
Ricardo Iniesta (Espanha), diretor da Companhia Atalya, dramaturgo, fundador e diretor do Centro Internacional de Investigación Teatral TNT, de Sevilla. Ganhador do Prêmio Nacional de Teatro. Fomentou uma experiência importante ao trabalhar com um grupo excluído socialmente, composto de oito ciganas analfabetas, moradoras da favela mais antiga da Europa, no espetáculo A Casa de Bernarda Alba, de Lorca. Esse foi um acontecimento considerado insólito no panorama teatral espanhol.
João Garcia Miguel (Portugal), diretor, investigador, educador que trata da hibridização das artes visuais e artes performativas. É fundador dos coletivos artísticos: Canibalismo Cósmico, Galería Zé dos Bois, Grupo
Olho e a Cia. JGM, “Espaço do Urso e dos Anjos”. Para discutir e aprofundar ainda mais os olhares junto aos programadores e curadores de festivais internacionais convidados para o Mirada, uma série de encontros serão
realizados com abordagens específicas sobre o teatro contemporâneo. É diretor do Teatro-Cine de Torres Vedras e artista associado ao Actor’s Center de Roma e Milão (Itália). Ministra aulas na Universidade de Alcalá de Henares,
na Universidade de Granada e na Faculdade de Belas Artes de Lisboa(Fbaul). É ganhador Prêmio FAD Sebastià Gasch.
Ramiro Osório (Colômbia), gestor cultural, diretor, professor, primeiro Ministro de Cultura do país (1997/1998). Catedrático em Letras espanholas na Universidade de Guanajato, México. Professor e diretor de Teatro na Universidade Javeriana (Bogotá). Fez parte da Unesco, diretor geral de ARteria, da SGAE. Dirigiu o Festival Cervantino de Guanajato (México) e o Festival de Sevilla Entre Culturas (Espanha). Presidiu a coordenação
de cultura da Secretaría General Iberoamericana SEGIB, com séde em Madrid. Prêmios e concecorações recebidas: Orden de Isabel la Católica no grau de Encomienda, Espanha. Oficial da Legión de Honor de la República Francesa . Orden da Democracia no grau de Gran Cruz, Colombia. Doutor Honoris Causa da Universidade Soka de Tokio (Japón), Medalla do Instituto Colombiano de Cultura, Orden das Artes e das Letras da República Francesa. Foi Embaixador de Colômbia
no México.Atualmente Director del Teatro Mayor de Bogotá, curador do Mirada.
III A Cena Brasileira Contemporânea do Ponto de Vista da Dramaturgia
Convidado para a palestra introdutória António Rogério Toscano
Debate com António Rogério Toscano e Grace Passô
António Rogério Toscano (Brasil), diretor, dramaturgo, professor e pesquisador de teoria do teatro na Escola de Arte Dramática (EAD/USP), na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e no curso de Artes do Corpo da PUC/ SP. Desenvolve trabalhos de construção de dramaturgia junto a diversos coletivos teatrais, desde 1995. Também
participa de projetos ligados à formação de jovens dramaturgos, como o Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR, Curitiba, dentre outros.
Grace Passô (Brasil), dramaturga mineira, diretora e atriz que trabalha em parceria com diversas companhias e artistas brasileiros. Possui quatro volumes publicados pela Editora Cobogó, que traz sua produção dramatúrgica reunida em coleção. Fundadora do grupo de teatro Espanca (durante nove anos), assinou a dramaturgia
de seu repertório. Também dirigiu com o grupo Por Elise e Congresso Internacional do Medo. Foi agraciada com os prêmios, Shell de Teatro e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Recebeu, em 2011, a Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo do Estado de Minas.
IV – A Cena Brasileira Contemporânea do Ponto de Vista da Encenação
Convidado para a palestra introdutória: Fernando Yamamoto
Debate: Fernando Yamamoto e Yara de Novaes
Fernando Yamamoto (Brasil), diretor, ator, pesquisador, um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal, RN), desenvolveu a pesquisa “Cartografia do Teatro de Grupo no Nordeste”, mapeando os coletivos teatrais da região. Entre os prêmios recebidos estão: APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Femsa (2007). Atualmente é diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura do Município de Natal, RN.
Yara de Novaes (Brasil), diretora, atriz, pesquisadora, criadora de três companhias de teatro junto com Wilson de Oliveira. É professora de direito na Faap e realizou um trabalho de pesquisa sobre dramaturgia latino-americana. Como diretora independente, encenou desde autores clássicos, como Fernando Arrabal (Casablanca, Meu Amor), Shakespeare (Ricardo III), Dostoiévski (Noites Brancas), Tchekov (Tio Vânia), entre outros.
V – A Cena Brasileira Contemporânea do Ponto de Vista da Crítica
Convidado para a palestra introdutória: Alexandre Mate
Debate: Alexandre Mate e Rosyane Trotta
Alexandre Mate (Brasil), professor doutor, pesquisador, autor e doutor em história social pela Usp. É professor da graduação e da pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp, autor de diversos textos e livros sobre a linguagem teatral e pesquisador do teatro.
Rosyane Trotta (Brasil) , professora de Direção Teatral na Escola de Teatro da Unirio, onde coordena o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas. Tem estudos sobre modos de produção e criação no teatro de grupo. Desenvolve, desde 2009, projeto de pesquisa sobre dramaturgia cênica a partir de sua atuação artística junto a coletivos teatrais, como a Cia Marginal (RJ), o Ser Tão Teatro (PB) e Miúda (RJ).