Vídeo sobre espetáculo que utiliza a técnica milenar do teatro de sombras

A Cortina da Babá_Foto Marco Aurelio Olimpio (2)

Destinada ao público infantil, o espetáculo “A Cortina da Babá” nasceu de um cruzamento multicultural: uma companhia de teatro brasileira, uma autora inglesa e um animador chinês.

Fruto do intercâmbio do Grupo Sobrevento com o chinês Liang Jun, diretor da Companhia de Arte Popular de Shaanxi, a montagem é baseada no conto “Nurse Lugton’s Curtain” da escritora britânica Virgínia Woolf (1882-1941) – autora, entre outros, dos romances “Mrs. Dalloway” e “Orlando”, adaptado para o cinema em 1992.

Apesar de partir da técnica milenar do teatro de sombras chinês (que projeta silhuetas coloridas), o Grupo Sobrevento, neste que é seu primeiro espetáculo de sombras, buscou uma concepção mais contemporânea, utilizando diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz pelas mãos de quatro atores-animadores.

Premiada como melhor espetáculo na opinião do júri popular no Festival Intercâmbio de Linguagens 2011, no Rio de Janeiro, “A Cortina da Babá” narra a história de uma criada, uma babá, que cochila, enquanto borda uma grande cortina com figuras que representam animais e uma aldeia. Ao quinto ronco, as figuras vão ganhando vida.

Fundado há 25 anos, o Sobrevento é um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil, conhecido em quatro continentes.

A apresentação de “A Cortina da Babá” está marcada para os dias 08 e 09 de setembro, no Teatro Guarany. Ainda há ingressos para o espetáculo. Compre AQUI.

Assista abaixo a uma pequena entrevista com Sandra Vargas, uma das fundadoras do Grupo Sobrevento, que assina a direção de “A Cortina da Babá” junto de Luiz André Cherubini. O vídeo tem produção da Olhar Periférico e realização do SESC.

  1. thais

    Show de Bola! Muito legal!

    setembro 3rd, 2012 // Reply
  2. Norberto Moraes Júnior

    Assistimos “A Cortina da Babá” no dia 11/09, no teatro Guarany, em Santos. O Espetáculo é protagonizado por dois atores no palco e outros dois nos bastidores, manipulando os bonecos e as “sombras”. Trata-se de uma estória encantadora ante uma narrativa de gestos e sombras. O visual é incrível, os efeitos das sombras e dos desenhos coloridos projetados em dois grandes painéis (que são na verdade as paredes da casa do menino e de sua babá), leva os espectadores numa viagem encantadora embalada por suaves musicas e canticos marcantes. Indubitávelmente um espetáculo inesquecível para todas as idades. Parabéns MIRADA !

    setembro 16th, 2012 // Reply

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 – 15 de setembro de 2012

Encontre
sua programação

Twitter

Logos