Uma das companhias mais inventivas da Espanha – Antigua y Barbuda – apresenta suas máquinas-narradoras

c

O criador Jordà Ferré, um dos fundadores da companhia catalã Antigua y Barbuda – ao lado de Oscar de Paz -, fala sobre a instalação-espetáculo “El Circo de las Penas”, que vai trazer para o MIRADA junto de outra montagem, “B.A.R.R.A”. Ambas serão apresentadas dentro da programação de Atividades Complementares do Festival, com entrada gratuita, no SESC Santos.

Máquinas que nos ensinam a chorar, a amar, a relembrar, enfim, a sermos humanos. Objetos alegóricos que simbolizam o século responsável pela aceleração da história humana por meio da revolução industrial povoavam a mente de um filho de sapateiro, em Portugal.

João Siqueiro, “nascido” em 1850 e “morto” não se sabe quando, inspirou o espetáculo “El Circo de las Penas” (O Circo das Penas), criação de 2010 do grupo Antigua y Barbuda – nome vindo de uma nação formada por diversas ilhas no mar do Caribe –, que completa 10 anos e une as artes cênicas às artes visuais.

A montagem funciona como uma instalação dramática, em que a história é contada por meio de máquinas fantásticas, construídas pelo grupo a partir do legado de João Siqueiro: desenhos descobertos após sua morte.

A ideia original é dos fundadores da Cia, Jordà Ferré e Oscar de Paz – reconhecidos criadores de máquinas cênicas na Espanha -, com dramaturgia de Josep Pere Peyró sobre textos de João Siqueiro, e atuação de Carles Figols.

Engenhoca-bar

No espetáculo “B.A.R.R.A” (de 2007) – palavra que significa “balcão” em espanhol e sigla para Bar Automatizado Rústico Realmente Autêntico -, a ação se passa em uma escultura móvel, construída a partir de inúmeros objetos e que funciona como um bar que contém mais do que bebidas: a alma de um homem confinado em uma bolha, que aciona dispositivos para servir os espectadores/fregueses e compartilhar angústias e alegrias.

SERVIÇO

As máquinas construídas pela Companhia Antigua y Barbuda ficarão abertas para visitação durante todo o período do MIRADA, de 5 a 15 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 21h, sábado, domingo, segunda e feriado, das 10h às 18h30, na área de Convivência do SESC Santos.

“El Circo de la Pena” terá apresentação nos dias  7, 10 e 13/9, sexta, segunda e quinta, às 21h. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingresso uma hora antes.

“B.A.R.R.A” será apresentada nos dias 5, às 23h, 8, 11 e 15, sábados e terça, às 19h e 23h, e dia 14, sexta, às 19h, também na Área de Convivência do SESC Santos, com distribuição de ingresso uma hora antes.

  1. Osvaldo DaCosta

    -Muito criativo o trabalho desses espanhóis, a linha estilística do século XIX ilumina a Mirada. Parabéns!

    setembro 10th, 2012 // Reply

Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

5 – 15 de setembro de 2012

Encontre
sua programação

Twitter

Logos