Oito de setembro de 2014, Santos fica mais leve no feriado de Nossa Senhora de Monte Serrat. O clima quente e nublado parece ter sido escolhido a dedo para as apresentações de rua. A maresia enrosca os cabelos das mães, e as crianças correm para gastar a energia que não gastaram hoje na escola. Os olhares curiosos são brilhantes, e se fixam nas excêntricas roupas da Companhia São Jorge de Variedades, que apresenta na Fonte do Sapo, na orla santista, o espetáculo São Jorge Menino.
Vitor, 13 anos, e Nícolas, 11 anos, saíram cedo de casa, com uma missão especial – pedalar de São Vicente até a beira da praia de Santos. O motivo não poderia ser mais nobre: a arte. Sozinhos eles andaram os 9 quilômetros que separam as cidades para ver de perto a peça trazida pela companhia de teatro criada em 1998. “Viemos de bike para ver a peça aqui na praia”, dizem, com os seus sorrisos espaçados de quem ainda não terminou de trocar os dentes. “A gente sempre vem quando tem alguma coisa na rua”, completam.
Na plateia, as bocas sujas de milho e doce de leite mostram que a tarde de espetáculo já está garantida. Crianças se amontoam entre as palmeiras para conferir de perto a encenação, que apresenta para o público infantil um olhar diferenciado sobre a sociedade e o homem. Assim ele permite que os pequenos possam, através de um instante de imaginação, encontrar seus próprios dizeres.
Pensando nisso, demos o espaço para que eles pensem e nos contem suas percepções sobre a peça e o Mirada. Os entendimentos, você lê abaixo.
“Eu fico muito feliz de participar desses espetáculos na rua. Esse é o primeiro que eu tô vendo, tô bem ansioso”.
André, 11 anos
“É tudo legal. Já vi outros na rua, são legais. É feriado na escola, mas é legal vir aqui”.
Stephanie, 10 anos
“É legal porque como a gente tá do lado da praia, dá pra brincar um pouco”.
Letícia, 7 anos
“Tô achando tudo legal. Eu acho teatro o máximo. Quando eu crescer eu quero ser que nem essas pessoas que fazem isso aí. Como chama mesmo? Atriz? É”.
Larissa, 9 anos
“Eu acho da hora isso daqui. Dá pra brincar, dá pra correr, dá pra ver teatro”.
Marcos Vinícius, 9 anos
“Tem várias pessoas, brincadeiras, atividades. É muito legal”.
Jeferson, 11 anos
A companhia São Jorge de Variedades fez a sua última apresentação de São Jorge Menino nesta segunda, dia 8. A partir do dia 12, sexta-feira, ela volta com o espetáculo adulto inédito Fausto. Clique aqui para saber mais informações sobre ingressos, e aqui e aqui para as próximas peças infantis/familiares.
Coletivo Pão & Circo