Afetos e Provocações
Complementando a programação do Mirada 2014, as atividades formativas buscam oferecer aos participantes um lugar e um tempo dedicados aos encontros e à troca de experiências. Serão realizadas residências de criação, Encontrões – em que os grupos compartilham as cartografias de seus processos de criação, debates, rodas de conversa e uma rede de intercâmbio.
Oficina: O Corpo Expressivo com o CPT / Sesc – Centro de Pesquisa Teatral
O Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado pelo diretor Antunes Filho, referência na formação e preparação de atores, realizará durante o festival a oficina “O Corpo Expressivo”, pela qual trabalhará a percepção e a sensibilização do ator, a construção da expressão e a potencialidade do corpo no intérprete. A oficina será ministrada pelos atores Leonardo Ventura e Naiene Sanchez por meio de diversos exercícios práticos desenvolvidos por Antunes Filho junto ao Grupo Macunaíma para a formulação de uma metodologia original e econhecidamente inovadora na cena teatral. Leonardo e Naiene participaram de diversos espetáculos dirigidos pelo diretor nos últimos anos e atuaram junto a outros conceituados diretores.
Inscrições por meio de carta de interesse e breve currículo pelo e-mail corpoexpressivo.mirada@santos.sescsp.org.br no período de 15 a 24 de agosto
20 vagas
Primeira chamada: dia 29 de agosto
Confirmação da inscrição no Sesc Santos até 31/08.
Leonardo Ventura, ator, professor, bacharel em interpretação teatral, pelo departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP, participou da Casa Laboratório para as Artes do Teatro, com Cacá Carvalho e o diretor italiano Roberto Bacci. Faz parte como ator e professor no CPT, Centro de Pesquisa Teatral do SESC-SP, direção de Antunes Filho. Indicado como melhor ator, no espetáculo “Toda Nudez será castigada” do autor Nelson Rodrigues e Nossa Cidade.
Naiene Sanchez, diretora, jornalista, professora do curso de Introdução ao Método do Ator no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e atriz do Grupo de Teatro Macunaíma, ambos dirigidos por Antunes Filho, onde participa dos espetáculos Toda Nudez Será Castigada e Nossa Cidade. jornalista pela Mackenzie, pós-graduada em gestão cultural em Girona-Espanha. Como diretora independente, encenou autores clássicos como: Fernando Arrabal, Shakespeare, Dostoiévski, entre outros.