Rua Amador Bueno, 188 – Centro
O tradicional Real Centro Português – grande elo da colônia portuguesa, em Santos – foi fundado a 1º de dezembro de 1895 com a finalidade de congregar todos os portugueses. Em 3 de junho de 1945 passou a ter a denominação de Centro Português de Santos e adquiriu o terreno de esquina da Rua Amador Bueno com a Rua Martim Afonso.
O edifício-sede foi projetado pelos engenheiros portugueses Ernesto Maia e João Esteves Ribeiro da Silva, em estilo manuelino. A construção foi iniciada a 15 de maio de 1898 e a 8 de outubro de 1900 foi inaugurada, ainda incompleta, sendo terminada em 1901. A sede, um palacete majestoso, foi construída com recursos financeiros levantados através de leilões, tômbolas e quermesses promovidas em praça pública.
Esse edifício, ainda hoje, ostenta grande destaque arquitetônico em seu estilo neomanuelino, sendo um dos mais belos da Baixada Santista. A biblioteca do centro Português, com cerca de 2.500 volumes, é de excepcional valor por suas obras, possuindo algumas relíquias – de grande valor – da literatura luso-brasileira.